Pouca gente sabe, mas é possível visitar o Parlamento em Wellington e aprender um pouco mais como é o processo parlamentar na Nova Zelândia e a estrutura política do país.
A visita
A visita precisa ser agendada com antecedência pelo site e é gratuita. Vale lembrar que não é permitido tirar foto, todos os seus pertences serão guardados antes de começar a visita.
O tour tem início no Beehive (colméia em português) que é a entrada principal do Parlamento e onde fica escritório da Primeira Ministra e seus ministros. O prédio foi inaugurado 1977 pela Rainha Elizabeth II.
Em seguida a visita segue para o Parliament House, onde estão localizadas as salas dos membros do comitê e escritórios dos membros do Parlamento e staff.
Ao longo do caminho, você verá algumas das muitas obras de arte e objetos da Coleção Parlamentar e conhecerá os detalhes por trás da arquitetura icônica.
O ultimo prédio a ser visitado é a Biblioteca do Parlamento, que conta com uma coleção de mais de 100.000 itens!
Algumas das paradas na rota do passeio podem ser alteradas ou fechadas, incluindo a sala de debates nos dias em que os membros do Parlamento estiverem trabalhando. A recomendação é visitar aos domingos, dia em que a probabilidade de conhecer tudo é bem maior!
O tour termina na Sala de Imprensa, que foi incluída no roteiro recentemente, já que a sala ficou famosa depois dos anúncios diários da Primeira Ministra Jacinda Ardern durante a pandemia.
Como agendar
Os tours podem ser agendados no site do Parlamento da Nova Zelândia. Além desse tour tradicional, há outras opções como: Kids in the house tour (especial para crianças), Twilight Tour (incluí um jantar no restaurante oficial do Parlamento, mas não é gratuito) e Art Tour.
Para agendar, acesse o site clicando aqui.