Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua.
Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos turísticos principais em até um fim de semana, considerando que a viagem de ida e volta é um pouco cansativa (pouco mais de 3hs em cada trajeto).
Choveu nas duas vezes em que visitei a região, então eu diria que essas são as atrações imperdíveis, mesmo se o tempo não ajudar. Nesse post compartilho o roteiro que eu fiz e que também dá tranquilamente para descansar ou até mesmo conhecer os lagos dessa região.
Primeiro dia: Região de Taupo
Huka Falls
O ponto principal de Taupo é a Huka Falls. Quando fiz essa viagem o país estava com as fronteiras fechadas então vale lembrar que nem todas as atrações da cidade estavam disponíveis.
A Huka Falls fica no Waikato River, o rio mais longo da Nova Zelândia. As águas são de um azul inacreditável, em que os olhos chegam até a duvidar de tanta beleza. São mais de 220.000 litros de água por segundo com uma cachoeira de 11m de altura. A visita é gratuita.
Mc Donald’s mais legal do mundo
Aproveitando que está em Taupo, você pode conhecer o Centro da cidade e passar no Mc Donald’s mais legal do mundo.
Isso mesmo, o “World’s Coolest McDonald’s” fica em Taupo e você pode inclusive comer dentro de um avião. Não custa nada visitar, já que você está na cidade. Você poder ver o vídeo clicando aqui.
Taupo também tem outras atividades como golf, passeios de barco ou aluguel de bicicleta, tudo vai depender da época do ano que você for.
Wai-o-Tapu
No primeiro dia, principalmente se não estiver chovendo, super recomendo a visita ao Wai-o-Tapu. A área geotérmica ative fica a 27 km de Rotorua e vale cada centavo que você gastar (NZ$32,50 o ingresso por adulto/ Valores de outubro/2021).
A água do Artist’s Palette, ou Paleta do Artista, possui diversos minerais que geram as mais diversas cores que nunca são as mesmas por 2 dias seguidos. Elas sempre variam com a luz do sol, o vento e o nível da água.
A Champagne Pool, ou Piscina de Champagne, ganhou esse nome por ser um derivado do fluxo abundante de dióxido de carbono (CO2), semelhante a uma taça de champagne borbulhante.
Também vale a pena visitar o lago Roto Karikitea, conhecido como Devil’s Bath (ou banho do Diabo). A água vem da Champagne Pool e se mistura com gás sulfeto de hidrogênio. A cor vem da refração da luz na forma elementar conforme o gás esfria.
Segundo dia: Conhecendo Rotorua
Skyline Rotorua
Nosso segundo dia foi de chuva, por isso optamos por ir ao Skyline.
As gôndolas são pagas e te levam ao topo da cidade para curtir outras atrações. Como demos azar com o tempo, optamos por fazer uma degustação de vinhos na Volcanic Hills Winery (excelente para um dia de chuva, não é mesmo? rs).
No topo da cidade além da degustação de vinhos você pode andar de Luge (espécie de carrinho de rolimã moderno), visitar a loja de balas Jelly Belly, aproveitar o Stratosfare Restaurant ou escolher uma dessas outras atrações disponíveis.
Somente a gôndola custa NZ$35 por adulto (valores de 2021), mas eles possuem combos com outras atrações ou dependendo do número de pessoas. Clique aqui para ver o preço.
Redwoods TreeWalk
Saindo de lá fomos conhecer a Redwoods Treewalk, uma floresta em que você pode andar por cima das árvores (ou por baixo, se não quiser pagar rs).
O passeio de 40 minutos pode ser feito de manhã ou a noite e tem um total de 700m, 28 pontes e 27 plataformas. O preço por adulto era de NZ$30 (outubro/2021) e achamos meio caro, por isso decidimos andar pelo parque mesmo. A caminhada de qualquer forma rende boas fotos.
Piscinas termais
Faça chuva ou faça sol, meu passeio preferido em Rotorua sempre será os banhos termais. Visitamos dois lugares diferentes por lá, o Waikite Valley Thermal Pools e o Polynesian Spa, e eu particularmente recomendo os dois.
Vale até ir mais de uma vez pra aproveitar tudo que puder, mas lembre-se de levar uma garrafa de água e se hidratar, já que a temperatura das piscinas acabam fazendo a nossa pressão cair.
Terceiro dia: Conhecendo Rotorua
Lagos
A Nova Zelândia tem diversos lagos gratuitos para você visitar e que são belíssimos: Lake Rotorua, Lake Tarawera, Lake Rotoiti são alguns dos maiores. Infelizmente as duas vezes que visitei a cidade o tempo estava péssimo, o que afeta a cor da água como já vimos por aqui. Caso você tenha mais sorte do que eu, me manda uma foto?
Centro da cidade
O centro de Rotorua é também encantador. Vale conhecer o Government Gardens, a Eat Street com diversas opções de restaurante e visitar uma Vila Maori, caso você queira ver mais sobre a cultura.
Passeio nessa região é o que não falta, inclusive a viagem fica facilmente mais cara que outras regiões do país justamente pela quantidade de opções. Nesse roteiro que eu fiz gastamos NZ$1.000 o casal já contando alimentação, aluguel de carro, gasolina e passeios.
Tem mais alguma dica de Rotorua e Taupo? Comente neste post 😉