O Dia dos Mortos é uma festa de origem indígena, que antecede a chegada dos espanhóis no México e homenageia aqueles que partiram.
Os mexicanos enxergam a morte como uma continuidade da vida, por isso a data é festejada com comida, doces, caveiras e muitas decorações. Segundo a cultura local, nos dias 01 e 02/11, os mortos tem permissão divina para visitar parentes e amigos, este é motivo pelo qual os mexicanos enfeitam suas casas com flores e preparam as comidas preferidas daqueles que já partiram para a oferenda.
A caveira mexicana tem origem nessa festa e com ela outros símbolos rodeiam o país durante o Dia de los Muertos, como por exemplo: as calaveras de dulce (caveiras doces) que são comuns nas homenagens às crianças, crisântemos enfeitam os túmulos daqueles que já se foram e é comum vê-los em frente às casas (para receber os mortos), pan de muerto (pão de morto) um pãozinho doce muito vendido nessa data e as tradicionais oferendas. Não se assuste se nas ruas as pessoas estiverem fantasiadas de caveira, zumbis, etc, isso é bem comum nessa época.
Geralmente a oferenda para as crianças são sempre cheias de cores, brinquedos e doces.
Na Cidade do México você consegue encontrar as oferendas em lugares públicos. Veja alguns abaixo:
Estádio Olímpico Universitário
O Estádio da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) expõe mais de 140 altares, com diversas atividades artísticas (música e dança) e alguns food trucks. Um altar é mais impressionante do que o outro, recomendo a visita. Lá você também encontra várias pessoas fantasiadas para aproveitar a festa.
Região do Zócalo
Dentro das igrejas também é comum encontrarmos os altares. A foto abaixo é da Catedral Metropolitana da Cidade do México.
Palácio de Bellas Artes
Na Alameda Central em direção ao Palácio de Bellas Artes, haviam diversas oferendas pelas ruas. Além disso, caminhado de lá para a Casa de los Azulejos também encontramos uma praça fechada com várias oferendas para as crianças.
Culturalmente as festividades se encerram no dia 02/11 nos cemitérios da cidade. A Bruna do blog Dona Florida contou um pouco da experiência que ela teve em um cemitério e também na cidade de Patzcuaro, clique aqui para ver o post.
É comum encontrar homenagens também dentro dos Museus. A foto abaixo por exemplo é do Museu da Frida Kahlo.
Se você pretende ir a Mixquic ver as festas por lá, recomendo as dicas da Nívia do blog Viagens Invisíveis clicando aqui.
Há várias formas de explorar o Dia de los Muertos no México, se você teve uma experiência diferente dessas que citei, deixe o seu comentário no post.
Em breve mais posts sobre o México! 😉
Uma resposta
Incrível! Taí um dos lugares que eu quero conhecer e nessa data 🙂