Se você acompanhou os outros posts de Portugal por aqui viu que o país tem várias tentações gastronômicas, mesmo para aqueles que não são chegados no tradicional bacalhau (meu caso).
Nesse post reuni 6 lugares que vale a pena visitar em Lisboa e que geralmente estão perto de alguma atração turística que você vai conhecer. Se for passar por Porto, veja este post também.
Vamos às opções de Lisboa:
1. A Padaria Portuguesa
Descobrimos a Padaria Portuguesa por acaso. Como o nosso hotel não tinha café da manhã nos indicaram essa padaria que pra mim foi a melhor opção possível.
Além de várias opções de pães deliciosos, a padaria é incrivelmente barata. Pedindo 2 tipos de pães diferentes, um café com leite e um suco, o valor saía por volta de 5 euros!!
São 60 unidades da padaria em Lisboa, portanto você certamente vai passar por uma. Como alguns hóteis não têm café da manhã, veja se tem algum endereço perto da sua localização. A nossa unidade era a de Anjos, clique aqui para acessar o site.
2. Pastéis de Belém
O típico e mais famoso pastel de belém fica no bairro de mesmo nome. Você pode chegar cedo e tomar um café por lá ou se preparar para pegar uma fila bem grande e disputar uma mesa no local. Desistimos da mesa e para valer a fila compramos mais de um pastel.
Para a minha surpresa o pastel de belém que provamos na Manteigaria em Porto era mais gostoso. Mas vale provar.
3. A Brasileira
No Largo do Chiado, quase atrás da escultura de Fernando Pessoa você facilmente vai encontrar o café A Brasileira. O café emblemático de Lisboa é de 1905, então dá pra imaginar que tem muita história.
Se estiver sem fome, vale a pena provar o nosso tradicional café com leite por lá 😉
4. Time Out Market Lisboa
Queridinho dos turistas o Time Out Market Lisboa tem várias opções gastrônomicas como citei nesse post.
Pra quem gosta de bacalhau por lá é possível provar o tradicional Bacalhau à Brás do Chef Miguel Castro e Silva, servido com o peixe desfiado.
Eu fui na salada portuguesa e tábua de queijos da Manteigaria Silva que achei deliciosa. A sangria do O Bar da Odete me conquistou e foi difícil sair de lá rs.
5. Portugália
Também com várias unidades, a Cervejaria Portugália é uma boa opção para um chopp e almoço (ou jantar).
Foi lá que eu provei o Pica Pau português. São filés de carne com alguns legumes e azeitonas, acompanhando arroz e batata frita. Estava delicioso!
Ficamos hospedadas quase em frente à unidade Almirante Reis, mas certamente você vai passar pela unidade Belém ou Cais do Sodré. Veja os endereços no site.
6. Cervejaria Trindade
A mais antiga cervejaria de Portugal foi construída em 1836 nas ruínas do Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos, fundado no final do século XIII.
Os garçons se vestem de monges para atender os clientes. A cerveja é deliciosa e para o almoço minha pedida foi o peixe “filetes de dourada à arcebispo” que estava incrível. Com tanta comilança a sobremesa decepcionou rs. O garçom recomendou o “Molotoff à São Pertersburgo”, um pudim de claras coberto de doce de ovos e amêndoa.
A cervejaria fica entre Baixa-Chiado e Rossio, além de estar perto do Elevador Santa Justa e Convento do Carmo.
O roteiro bairro a bairro de Lisboa você encontra neste link.
Tem mais indicações de restaurantes em Lisboa? Inclua nos comentários.
Clique aqui e veja mais sobre o roteiro gastronômico em Lisboa.