Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

O que fazer em Porto – 8 lugares para conhecer

Conhecer Portugal é reconhecer e identificar a influência portuguesa no Brasil (inclusive no nome dos pontos turísticos, muitas vezes iguais aos de São Paulo rs).

Apesar de Porto ser uma cidade bem menor que Lisboa, eu me apaixonei pelo clima de lá.

Nesse post listo os principais pontos turíticos pra você conhecer. Tente ficar ao menos 2 noites para conseguir aproveitar os bares ou um bom vinho na Ribeira do Rio Douro.

Melhor Câmbio Euro

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é considerada o ponto central e o coração da cidade do Porto.

pca-liberdade-porto (800x600)

praca-liberdade-porto (600x800)

Além da estátua de D. Pedro IV é possível encontrar o Banco de Portugal, o Palácio das Cardosas, antigo Convento de Santo Elói que atualmente é um hotel da rede InterContinental e a escultura “Ardina” de Manuel Dias.

Livraria Lello

livraria-lello-porto (600x800)

A Livraria Lello tem uma arquitetura admirável graças ao seu estilo neogótico. Apesar de ser reconhecida como uma das livrarias mais bonitas do mundo, a fama da Livraria Lello se expandiu depois que J.K. Rowling usou as suas escadarias como inspiração para uma cena do filme “Harry Potter e a câmera secreta”.

lello-porto (800x600)

O sucesso foi tão grande que hoje filas são formadas em frente à livraria para as visitas.

Detalhes da livraria
Detalhes da livraria

As visitas podem ser feitas diariamente das 9h30 às 20h e é necessário comprar um ingresso de 5 euros (valor em Maio/2019). O valor é abatido na compra de um livro.

harry-potter-lelo (600x800)

Minha principal dica é: compre o ingresso um dia antes de ir (são 2 filas diferentes: uma para compra do ingresso e uma para entrar na livraria) e preferencialmente chegue cedo se não quiser perder seu dia por lá.

Em frente à Livraria Lello você também pode ver a Universidade do Porto.

universidade-porto (800x600)


Seguros Promo

Igreja e Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos

A torre mais alta de Porto é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Junto à Igreja dos Clérigos é possível subir até o alto da torre, mas prepare-se para encarar degraus pequenos e escadas estreitas (além de vários turistas subindo e descendo as mesmas escadas rs).

Igreja dos Clérigos
Igreja dos Clérigos

O bilhete para subir na torre custa 5 euros (valor em Maio/2019).

Várias iguarias portuguesas estão nos arredores desse ponto turístico. Veja nesse post dicas do melhor bolinho de bacalhau, pastel de nata e até uma loja de latas de sardinha.

Estação São Bento

estacao-sao-bento-porto (800x600)

A estação São Bento tem uma arquitetura marcante com o interior coberto pelos famosos azulejos portugueses.

É também conhecida como a estação central de Porto e de lá saem os Comboios de Portugal, trens que levam às outras cidades do país. Foi de lá que fomos para Lisboa.

Sé do Porto

Porto, assim como São Paulo, tem a sua Sé sendo um dos monumentos  mais antigos de Portugal. Localizada no Centro Histórico de Porto, a igreja tem influencia dos estilos romântico, gótico e barroco.

se-do-porto (800x600)


Viaje Conectado

Ribeira do Rio Douro

cais-do-sodre-porto (800x600)

Base da ponte Luís I é no Rio Douro que a noite começa a ficar agitada.

Cercada por bares e restaurantes, o pôr do sol de lá é lindo. Vale a pena parar para comer ou mesmo beber um vinho na beira do rio.

Rua Santa Catarina

Essa é a rua para quem gosta de ir às compras. Por lá você encontra lojas como H&M, Stradivarius e até mesmo uma loja da Havaianas!

rua-santa-catarina-porto (800x600)

Também é possível fazer uma parada pelo Café Majestic e a Amorino, que comento mais detalhadamente nesse post.

Lembre-se que Porto é uma cidade bem pequena, fizemos todo esse roteiro a pé mas andamos bastante. Não vale a pena se locomover de carro pela cidade. Pra vocês terem ideia o que chamamos de “bairro” em São Paulo por exemplo, em Porto já é uma outra cidade rs.

Além dos pontos turísticos, Portugal é famosa pela sua culinária. Comer por lá não é só gostoso mas também bem barato. Veja nesse post como aproveitar as opções gastronômicas próximas aos pontos turísticos.

Veja também mais detalhes dessa viagem no Instagram e a avaliação do Hotel Zero Box Lodge.




Booking.com

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos