Fiz o Uyuni saindo de La Paz e depois de conhecer o Atacama. Reuni algumas dicas essenciais para quem vai visitar o Uyuni, veja abaixo:
1 – A altitude
Já tinha escrito sobre o mal de altitude nos posts de Machu Picchu. Nos passeios do Uyuni, a altitude chega a 4800m portanto tenha muito cuidado com o que come e leve seus próprios remédios: para dor de cabeça, estômago, enjoo, etc. Em Machu Picchu e no Atacama eu senti apenas uma pressão na cabeça, já no Uyuni eu comecei a me sentir mal no último dia e cheguei com febre no Brasil. É sempre bom ficar atento.
E claro, ajuda se você não pensar muito sobre isso. Vimos vários adultos passando mal com crianças que estavam super bem! Nessa hora o psicológico também conta.
2 – Coca
A folha de coca ajuda a superar a altitude. E não se preocupe, não dá barato. Você pode mascar a folha, tomar chá ou comprar um pacote de balas de coca no próprio Uyuni.
3 – Bagagem
Sua bagagem ficará em cima do carro a maior parte do tempo. Leve uma mochila com você para carregar os itens necessários durante o dia.
4 – Leve snacks e água
Tenha na mochila: bolachas, salgadinhos, água, etc. As principais refeições são oferecidas pelas agências, porém elas são feitas de acordo com o roteiro do passeio e se você não levar, vai passar fome.
5 – Leve papel higiênico
A maioria dos banheiros na estrada são pagos e você tem papel higiênico. Mas nos alojamentos não tem ou acabam rápido. Tenha o seu sempre à mão.
Outros itens de higiene também são úteis como álcool gel e lenços umedecidos.
6 – Leve sua própria toalha
Não que lá você não vai ter, mas terá que pagar por uma nos alojamentos. Quer economizar? Melhor levar a sua. Esse modelo da Decathlon não ocupa espaço e seca rápido.
7 – Saco de dormir
Algumas pessoas levam saco de dormir por conta do frio. Fui para o Uyuni em fevereiro, levei mas não usei. Estava frio mas as cobertas deram conta. Você também consegue alugar um com a agência.
8 – Protetor Solar
Não importa se você vai visitar o Uyuni no inverno, o sol de lá queima e muito. Não esqueça o protetor.
Aliás, não importa a época do ano: vai fazer (muito) frio e um pouco de calor.
9 – Banheiros
A maior parte dos pesos bolivianos você vai gastar em banheiro. Isso mesmo! Os preços variam de 1 a 6 pesos e acreditem: o que custava 1 peso era bem mais limpo do que o de 6!
10 – Pesos Bolivianos
Não achei nenhuma agência no Brasil para trocar o dinheiro. Sugestão: leve dólares e troque no aeroporto. Eu troquei 70 dólares no aeroporto que deram cerca de 480 pesos, deu e sobrou! Isso porque ainda usamos nos táxis de La Paz.
No Uyuni você só vai gastar os pesos em banheiro, se comprar algum souvenir e em snacks (são poucos pontos de venda, então sugiro já comprá-los antes de iniciar o tour).
11 – Objetos no Salar
Se você quer fazer fotos divertidas, não esqueça objetos que podem ser úteis nas fotos que você vai tirar. Por exemplo: conheci uns meninos do Recife que levaram a embalagem do bolo de rolo para fazer um vídeo. Use a imaginação!
12 – Uyuni e Atacama
Se você pretende fazer os dois minha dica é: comece pelo Uyuni. Os dois tem passeios lindos, o Uyuni é mais barato, mas a estrutura do Atacama é melhor. Basta comparar o passeio dos Gêiseres ou Termas. Achei o Atacama mais preparado para receber o turista. Além do que, você vai começar com o passeio que tem as maiores altitudes e quando chegar ao Atacama vai tirar isso de letra.
Tem alguma sugestão a mais do Uyuni? Escreva nos comentários.