Duas hospedagens clássicas do Japão são uma verdadeira experiência para os turistas: a hospedagem em cápsula e em um tradicional ryokan.
Cápsula no Japão pode ser complicado se você vai em casal pois eles costumam separar homens e mulheres e é mais comum cápsulas somente para homens, tanto é que só consegui viver essa experiência em Singapura. Mas o ryokan é super viável para ir com amigos, casal ou até mesmo sozinho.
Mas o que é um ryokan?
Ryokan é uma típica hospedagem japonesa em que o hóspede dorme em um futton no tatame. Em outras palavras é uma almofada típica japonesa que vai… no chão! rs.
Como se hospedar em um ryokan
Em 2015 quando fui ao Japão era difícil achar hospedagem desse tipo, tanto é que para encontrar tive que fazer a busca em inglês e encontrei o ryokan da Keiko na cidade de Quioto. Hoje você encontra opções no Airbnb e outros sites de hospedagem.
Guest House Keiko em Quioto
No ryokan que reservei havia uma área comum na parte de baixo com cozinha, banheiro, uma sala e dois quartos na parte de cima.
Ficamos hospedados junto com um casal de colombianos que eram muito legais.
A Keiko fala inglês mas também já morou no Rio de Janeiro então você também consegue fazer a reserva em português.
Vejam as fotos do ryokan:
Valores
O valor por pessoa era de 5.000 ienes/por noite (no quarto duplo ou triplo) ou 7.500 ienes por noite por pessoa para uma pessoa (valores de 2015). Isso dá na conversão atual aproximadamente R$186 no quarto duplo por pessoa e R$279 no quarto individual por pessoa.
O valor inclui café da manhã em uma padaria perto do ryokan (ela desconta do valor a ser pago, basta apresentar a nota), toalhas, ar condicionado e wi-fi.
A Keiko também nos orientou em relação aos pontos turísticos e atrações da cidade e fica o tempo todo disponível para os hópedes. Ganhamos até uma carona até o aeroporto na volta (mas isso não está incluso no valor rsrs).
Localização
O ryokan está bem localizado, perto das principais linhas de ônibus (em Quioto você chega nos principais pontos turísticos de ônibus) e cerca de 10 minutos do centro comercial.
Avaliação Geral
A hospedagem em um ryokan faz todo sentido para a experiência no Japão. Se você não se sentir a vontade em compartilhar o espaço com outras pessoas, recomendo pelo menos por uma ou duas noites.
Contato
Fiz a reserva por e-mail pelo endereço bbkeikokyoto@gmail.com mas você consegue reservar direto pelo Airbnb.
Veja também o site.