Que a Chapada dos Veadeiros possui lindas paisagens, vocês já puderam ver neste post. Muitos turistas esquecem do potencial místico, das terapias alternativas e até mesmo da variedade de produtos energéticos e orgânicos que têm em Alto Paraíso, a cidade onde fica a maior parte dos hóspedes que visita a Chapada.
O Paralelo 14, o mesmo que passa sobre Machu Picchu e outras cidades sagradas, faz a cidade ser considerada a mais mística do Brasil.
Listei sete lugares – entre lojas e experiências – que conheci por lá e recomendo. Veja a lista:
1) Feiras em Alto Paraíso
Alto Paraíso sempre tem alguma feira orgânica que você pode visitar e comprar produtos produzidos por lá que vão desde frutas e legumes orgânicos até óleos de massagens e artesanato.
Visitei duas feiras na minha viagem. A primeira foi a Feira do Produtor Rural que funciona aos sábados e terças-feiras das 06h30 às 11h30 e aos domingos, na Secretaria de Turismo e desenvolvimento econômico de Alto Paraíso.
Me informaram que todo dia tem uma feira na cidade, então vale se informar durante a hospedagem no hotel ou com o seu guia.
2) Cristais
Alguns místicos e estudiosos acreditam que Alto Paraíso seja o novo centro espiritual do mundo. Há diversas fatores para isso e um deles é por conta dos cristais em seu solo.
Se você já pesquisou algo sobre os cristais, sabe que muitas pessoas compram as pedras principalmente por serem fontes de energia e terem diferentes significados.
Para comprar cristais em Alto Paraíso, recomendo visitar a loja I.S.A Pedras e Artesanato. Além da variedade, os preços são bons e a Isa entende bastante sobre o assunto.
3) Produtos de Goiás
Comida pode ser também um belo souvenir não é mesmo?
Para quem sempre opta por experimentar os produtos regionais, vale visitar o Empório Santa Maria.
4) Quadros
A Galeria Preguiça tem quadros lindos e bem coloridos. Fiquei com vontade de comprar todos, pena que não cabia na mala.
5) Terapeutas Holísticos
Uma experiência que certamente complementa a viagem é fazer alguma massagem ou terapia disponível na cidade.
Há uma série de terapeutas e mesmo me hospedando em hotéis que tinham espaço para massagem, preferi entrar em contato diretamente com a massoterapeuta Iza.
Ela é super recomendada e inclusive foi me buscar na pousada!
6) Tarô
Não foi ideia minha, mas uma outra viajante que fez um passeio comigo disse que ia jogar tarô por lá.
Apesar de já ter jogado antes, achei que fazia muito sentido explorar o potencial místico da cidade. Agendei com antecedência pelo WhatsApp com a Stella (62 9668-8009).
Se eu gostei? Ainda não tive tempo de saber se as previsões deram certo rs.
7) Gota Sat Som
“Este espaço foi feito para ouvir e para ouvir é preciso aquietar.”
Foi assim que Geetika iniciou sua apresentação na Gota.
O espaço tem uma acústica inacreditável e sem dúvida foi uma das melhores experiências que tive na viagem. Se você gosta de música e meditação este espaço é para você.
Um pena eu conhecê-lo apenas no meu último dia de viagem, se fosse no primeiro com certeza teria ido todos os outros dias.
A visita é gratuita, eles solicitam apenas uma doação de R$20 para manutenção do local. Vale a pena conferir a programação.
Gostou das dicas? Veja outros posts da Chapada dos Veadeiros clicando aqui.
Booking.com