Em outubro desse ano fui sozinha para a Chapada dos Veadeiros, continuando o meu plano do ano passado após visitar a Chapada Diamantina.
De fato, por serem viagens de ecoturismo a mala acaba sendo bem parecida. Minha impressão é que os passeios da Chapada dos Veadeiros são mais interessantes, já que a maior parte deles tem trilhas e ótimas cachoeiras.
Veja as principais dicas para você se organizar.
Em qual cidade devo me hospedar?
As principais opções de hospedagem são em São Jorge e Alto Paraíso. Algumas agências recomendam a hospedagem em São Jorge por ser mais perto de algumas atrações turísticas.

Escolhi Alto Paraíso porque viajei sozinha e queria ter mais opções por perto. Passei duas vezes por São Jorge e de fato é uma cidade bem pequena, mas com opções de hospedagem e restaurantes na avenida principal. Ainda assim, as possibilidades em Alto Paraíso são maiores, vai depender do seu estilo de viagem mesmo.
Alto Paraíso possui uma avenida principal porém com mais mercados, farmácias, restaurantes e programação noturna também.
As duas estão localizadas em Goiás, mas se for de avião desça em Brasília que é mais perto.
O que levar?
Roupas de banho em todos os passeios (praticamente todos tem cachoeira), roupas de frio (independente da estação do ano a temperatura cai a noite), tênis para trilhas (como os passeios tem muita água, esse tipo de tênis acaba sendo mais confortável e tendo uma melhor aderência nas trilhas), mochila, protetor solar, repelente e capa de chuva.

Essa lista faz parte da recomendação das agências.
Uma amiga me disse que a Chapada dos Veadeiros tinha muitos mosquitos e que era preciso passar repelente até por cima da roupa. Achei a quantidade normal, nada incomum.
A capa pode ser útil para a época de chuvas. Eu não levei, na cidade choveu todos os dias mas acabei não pegando chuva nos passeios.
Raramente os passeios são cancelados por conta da chuva e muitas vezes chove só na cidade (você vai estranhar como o tempo muda rápido por lá, inclusive na estrada).

Algumas agências recomendam levar lanche para a trilha. Tomando um café reforçado, consegui almoçar por volta das 15h/ 16h e levava uma banana ou castanhas na mochila, então não fechei os passeios com lanche.
Fiz um roteiro personalizado, portanto vale checar com a sua agência se o lanche está incluído e se você vê a necessidade de levá-lo.

Estrutura de Alto Paraíso
Alto Paraíso é uma cidade pequena que recebe muitos turistas em feriados. Saiba que na alta temporada isso pode gerar falta de água, luz, etc.
Em relação as agências bancárias, em outubro de 2018 havia apenas uma agência do Itaú em Alto Paraíso.
Os estabelecimentos costumam aceitar cartão de débito mas leve uma quantia em espécie.
Na época de chuvas o sinal da internet cai muito. O meu celular da Claro não tinha sinal por lá, usei apenas o wi-fi dos hotéis e mesmo assim era muito instável.
Tenha em mente que sua viagem é para curtir a natureza, não ficar na internet 😛

Onde ficar
Como fiquei por lá 6 dias, me hospedei em dois lugares diferentes: a Pousada Recanto da Grande Paz e o Hotel Tapindaré. Nesse post faço um comparativo dos dois com os prós e contras.

Quantos dias ficar?
Pelo menos 3 dias inteiros. Você gasta metade de um dia para se deslocar de São Paulo por exemplo (contado apenas um trecho).
É necessário preparo físico?
As trilhas geralmente são longas com dificuldade média. Se você for completamente sedentário, vai sofrer um pouco principalmente no calor (estamos falando do Cerrado, não se esqueça).
Se você não quer perder as atrações principais, tente ter algum preparo físico antes ou fazer uma programação mais leve.
É seguro viajar sozinha?
Muito! Andei na rua deserta durante a noite, fui em vários lugares sozinha e me senti bem segura.
Minha dica final para esse destino é: evite a alta temporada! Você aproveita melhor as cachoeiras e não corre o risco de pegar muitas filas nos passeios mais famosos.
Gostou das dicas? Veja outros posts da Chapada dos Veadeiros clicando aqui.
Booking.com