Ayurveda (que em sânscrito significa “ciência da vida”) é o sistema de saúde mais antigo que se tem registro e sua origem é indiana.
Ao viajar para Índia é comum encontrar massagens, terapias e até mesmo alimentação ayurveda, que tem sempre o objetivo de harmonizar corpo, mente e alma.
Há várias técnicas de massagens e o intuito da ayurveda é aumentar a circulação dos fluidos vitais, facilitar a eliminação de toxinas e nutrir os tecidos do corpo. Geralmente são feitas com (m-u-i-t-o) óleo.
Durante a minha viagem pelo país tive a oportunidade de fazer massagem três vezes, mas a que me chamou mais atenção foi a que fiz Kairali Ayurvedic Health Centre em Khajuraho. Fechamos o pacote mais completo de massagens com a técnica Shirodhara.
Como funciona?
Entramos em contato pelo whatsapp com o Kairali Ayurvedic Health Centre em Khajuraho e perguntamos os valores. O próprio dono nos informou os preços, não foi necessário o intermédio de nenhum guia ou agência.
Ele nos encontrou no hotel e nos levou de volta (o serviço é gratuito) e ao chegar no espaço, nos apresentou as técnicas de massagens.
Entre as opções escolhemos a mais barata, mas como bom indiano ele tentou negociar o valor e acabamos escolhendo a mais completa. As massagens custam em torno de 1800 a 2800 rúpias (em maio de 2018).
A massagem
A massagem durou aproximadamente 1h30.
Você entra numa sala privativa com a massagista (geralmente homens são atendidos por outros homens) e tira toda a roupa. Para as mulheres ela dá uma roupa íntima descartável.
Começando por uma massagem bem relaxante na cabeça (sugiro desapegar e não pensar na quantidade de óleo que ela está passando no seu cabelo rs), em seguida você deita em uma espécie de maca em madeira e a massagem começa por todo o corpo. Achei legal que a massagista se preocupou em perguntar se estava boa ou muito forte. A experiência nessa sala termina com um belo banho de óleo na cabeça, mas acredite: é mega relaxante!
Segui para outra sala onde há uma espécie de “estufa” que esquenta todo o corpo por 3 minutos. Como a cidade de Khajuraho é muito quente nessa época, não aguentei 30 segundos e pedi para sair rs. Não sou claustrofóbica nem nada, mas a sensação não foi das melhores.
O final termina com o banho. Ela te dá uma espécie de shampoo e sabonete que ajudam a tirar todo aquele óleo do corpo e….. ela te ajuda a tomar banho! rsrsrs. A sensação é estranha, mas como ela é experiente em tirar todo aquele óleo, meu cabelo saiu de lá bem melhor por conta dessa ajuda rs.
A experiência
Achei super legal conhecer a massagem tipicamente indiana. Nunca fiz massagem ayurveda no Brasil mas ainda quero experimentar.
No local que fomos em Khajuraho eles disponibilizavam as toalhas para o banho e me emprestaram até um pente para o cabelo. Se você lembrar de levar os seus itens, melhor ainda. Havia até um secador por lá.
O Fábio Porchat fez massagem nesse mesmo lugar e nesse vídeo conta a experiência dele.
O Kairali Ayurvedic Health Centre tem unidades em outras cidades além de Khajuraho, acesse o site para consultar.
Se você já fez massagem na Índia ou outros países, conte a sua experiência nos comentários.
Booking.com