Guia do Curitiba Free Walking, a Carol do blog Mochilão Trips nos guiou pelo Centro Histórico de Curitiba durante o Curitiblogando.
O Centro Histórico de Curitiba é muito charmoso. Durante a visita a Carol conta toda a história da cidade, além de mostrar diversos pontos turísticos como museus, igrejas e praças. Dica valiosa: a guia também dá boas sugestões de restaurantes e bares para o turista que gosta de conhecer os lugares frequentados pelos moradores da cidade.
Booking.com
Memorial de Curitiba
Com certeza o memorial chamará a sua atenção pela arquitetura moderna: dá vontade de entrar. Nosso tour começou em frente ao memorial, uma construção inaugurada em 1996 que foi inspirada no pinheiro paranaense e sempre recebe exposições e atividades culturais.
Largo da Ordem
O Largo da Ordem foi muito representativo no início da povoação do segundo planalto paranaense. É lá que acontece aos domingos a famosa Feira do Largo da Ordem.
Passando por lá você vai notar um bebedouro de pedra na área central que é um dos marcos deste período. A história completa, é claro, eu deixo por conta da Carol. 😉
Mural Poty Lazzarotto
Poty Lazzarotto foi desenhista, gravurista, ceramista e muralista curitibano e uma de suas obras representativas – este mural em azulejos – está exposto nas ruas do centro de Curitiba.
Catedral Basílica Menor de Curitiba
A catedral fica na Praça Tiradentes e foi reinaugurada em 1893 após passar por uma reconstrução por conta das rachaduras. Com estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona, dentro da catedral é possível admirar seus vitrais bem como os púlpitos em alto relevo entalhados em imbuía.
Rua das Flores
A Rua das Flores pra mim é a parte mais legal do centro histórico. É lá que fica o bondinho da Rua XV de Novembro e o Palácio Avenida, que recebe as famosas apresentações de Natal de Curitiba.
Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade é muito bonito por fora e por dentro. O antigo prédio já foi gabinete de 42 prefeitos de Curitiba e atualmente é um centro cultural.
Vale muito a pena dar uma voltinha na parte interna, pelo menos para admirar a arquitetura.
Rua São Francisco
Uma estreita viela de paralelepípedo que abriga barzinhos e leva à Praça do Ciclista, última atração do tour (a história – novamente pra não estragar – fica por conta da Carol). Lembro de ter visto boas opções para tomar um cervejinha rs.
Praça de bolso do Ciclista
Imagina uma praça construída com a participação dos moradores que apoiam o uso da bike? Em Curitiba isso já é realidade!
O tour dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos e é um ótimo roteiro para descobrir a cidade e sua história. Geralmente acontece às quartas e sextas às 10h e sábados às 11h.
Informe-se através dos contatos abaixo:
Whatsapp +55 41 8875 7721 ou site do Tour: www.curitibafreewalking.com.br
Logo mais coloco os posts sobre a Feira do Largo da Ordem e a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.
Blogueiros da Rede Curitiba: Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Leidinara Batista (Férias Now), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Carol Moreno (Mochilão Trips)
Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde ), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora), Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (Viagem Primata), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios), Sthefania Memelli (Sthe On The Road).