Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Tour Linha Bella: conheça a história do interior de Gramado

Tour Linha Bella: conheça a história do interior de Gramado

Além dos chocolates e das maravilhas gastronômicas de Gramado, há também muito o que aprender e desfrutar na zona rural da cidade.
Graças à querida Rose da Prefeitura de Gramado, conhecemos o Tour Linha Bella (bella do italiano, que significa bonita), que mostra as belezas do norte de Gramado em direção à Caxias do Sul.
Desconto AirBnb 468x60
Fomos guiados pelo simpático Antônio, idealizador do tour, que nos levou para o Velho Casarão de Visenzo Marcon, Moinho Cavichion, Vinícola Masotti, Erva Mate Natural de Gramado com parada para almoço na Cantina Linha Bella.

A jardineira do Tour Linha Bella

Começando no Velho Casarão de Visenzo Marcon, conhecemos os descendentes de Visenzo Marcon que contaram toda a trajetória da família desde a chegada ao Brasil até os dias de hoje, detalhando como foi a construção da casa, como era o trabalho naquela época, como a família ficava alocada dentro da casa, enquanto observávamos todos os móveis e objetos que fazem parte do acervo da família. No fim do tour você ainda conhece a cachorrinha Frida e pode comprar guloseimas que a própria família produz. Minha dica é comprar as geléias e as rosquinhas de coco que são maravilhosas!

A história do Velho Casarão sendo contada pela família
As ferramentas usadas pela família estão expostas até hoje
Os móveis e objetos da época
Detalhes do antigo Casarão
A beleza do interior pode ser vista do quintal do Casarão
Frida: a cachorrinha simpática que recebe os turistas
As guloseimas a venda no final do tour

A segunda parada foi no Moinho Cavichion, onde a Maristela deu uma verdadeira aula de história para o nosso grupo contando sobre a produção de farinha e cereais e explicando cada etapa da moagem. Como a própria Maristela disse, se você é “da geração de hoje que tira leite do tablet”, vai se encantar com todos os procedimentos antigos que ela descreve no tour. No moinho também é possível comprar guloseimas doces e salgadas, além do suco de uva.

Moinho Cavichion
A simpática Maristela
Farinha de Milho
A parte externa do Moinho

Em seguida, partimos para a Erva Mate Natural de Gramado onde aprendemos sobre todo o processo de produção da erva mate, além de degustar o famoso chimarrão, bebida tradicional gaúcha. Eu aproveitei para comprar a minha cuia e agora estou escrevendo e bebendo chimarrão em São Paulo! 🙂

A entrada do lugar já diz tudo: vamos provar chimarrão
Explicação do processo do mate…
…com direito ao funcionamento do socador no processo
Variedade de cuias disponíveis na loja
E de quebra aprendemos como tomar chimarrão como um típico gaúcho!

Depois de três paradas, chega a hora do almoço. E aí eu aconselho vocês a não escutarem o Antônio no caminho: ele vai dizer que o lugar é simples, que a comida é simples, etc etc, mas eu acho até agora que ele fala isso de propósito para surpreender o grupo positivamente. A parada é na Cantina Linha Bella, local onde o grupo é muito bem recebido com música, muita animação e com a polenta mais incrível que eu já comi na minha vida! Prepare-se para engordar bons quilos com massas frescas e comida a vontade, mas se você é descendente de italianos assim como eu, pode ter certeza que vale a pena. No final do almoço você também vai aprender uma dança típica para gastar calorias, mas não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa.

A polenta é servida logo na entrada
Buffet de saladas da cantina
As opções de massas feitas pela própria cantina. Hummmmm….
Antônio (de chapéu de palha) junto à dupla para animar o almoço
Última parada fica por conta da Vinícola Masotti, em que o senhor Masotti nos deu a honra de contar toda a história de sua família, desde 1931 quando seu avô produziu a melhor uva e foi premiado com uma máquina para produzir vinho artesanal, até os dias de hoje em que o carro chefe da vinícola é o suco de uva. A parada final é na lojinha e você pode degustar os sucos e vinhos que eles produzem e a minha recomendação é o suco de uva integral.
Senhor Masotti contando a história da vinícola
Sucos e vinhos de produção própria
Degustação
Pela quantidade de garrafas dá pra ter uma ideia da produção
Se você gosta de história e tradição esse tour é uma verdadeira viagem no tempo. Como disse o senhor Masotti “Gramado é shopping, se você quiser saber como a cidade funciona, você precisa conhecer o interior“. E prepare-se para se apaixonar pela recepção em cada uma das paradas. Posso garantir que são pessoas muito incríveis que vão te deixar com aquele gostinho de quero mais… mais histórias de família, mais histórias do Sul do país, mais acolhimento do interior e mais polenta com queijo! rsrsrs.

O tour Linha Bella acontece às segundas, quartas e sextas com saída às 08h30 e retorno às 15h. A saída pode ser do seu hotel ou da rodoviária de Gramado. Você pode pedir mais informações clicando aqui, pelo e-mail reservas@tourlinhabella.com.br ou pelos telefones (54) 3286-9306 / 9120-9496.

Do lado esquerdo da rodoviária de Gramado você vê a indicação do tour Linha Bella

Bom passeio! 😉


Seguros Promo
Nosso agradecimento especial pela ajuda da Rose da Prefeitura de Gramado e ao Antônio e a Laura do tour Linha Bella que possibilitaram a nossa experiência pelo interior.

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Brasil

Hospedagem em Capitólio – Badulack Hostel

Em setembro fui finalmente conhecer Capitólio em Minas Gerais, destino que ganhou destaque depois que muitos viajantes passaram a divulgar suas belezas pelo instagram. O recém

Amazonas

Roteiro de 5 dias em Manaus

Dá pra conhecer Manaus em um final de semana prolongado, mas com 5 dias na cidade você consegue aproveitar bastante tudo o que tem disponível

Amazonas

Onde comer em Manaus

A culinária amazonense é uma atração a parte. Além da variedade de peixes e frutas da região, opção é o que não falta para experimentar